Momentos
valorizados
por meio da
educação e
brincadeiras
Na Ueriri todos os momentos vividos pelas crianças são valorizados como meios de promoção da aprendizagem. As brincadeiras espontâneas, a alimentação, a arrumação da sala, as conversas, se constituem como experiências fundamentais. A prática pedagógica se utiliza de todas essas situações, levando em conta o desenvolvimento da criança.
Baseando-se em autores como Jean Piaget, Vygotsky e Henri Wallon, compreendemos o processo de aprendizagem como construção de conhecimentos.
A prática pedagógica está voltada, principalmente, para a promoção de atividades que estimulem a interação das crianças com uma diversidade de situações, pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento se constrói num processo de criação, significação e resignificação que se dá nessas interações.
Na Ueriri o professor é um agente mediador na relação das crianças com o mundo. Para exercer essa função ele deve conhecer as particularidades de cada faixa etária e reconhecer as diferenças individuais, respeitando e valorizando os conhecimentos que as crianças já possuem sobre os diversos assuntos.
Para cuidar é preciso estar envolvido afetivamente, ser solidário com o outro em suas necessidades e confiar em suas capacidades; construir vínculos de afinidade que o tornem capaz de reconhecer nas crianças necessidades expressas por meios verbais e não verbais.
Os projetos são planejados de modo a se tornarem significativos para cada grupo e enriquecidos com as comemorações culturais, com as contribuições trazidas pelas crianças, pelos pais e pela comunidade através de eventos culturais.
Durante a rotina diária de sala de aula dedicamos um tempo para desenvolver com o grupo propostas relacionadas ao conhecimento do mundo. A partir de uma abordagem transdisciplinar apresentamos temas sobre a natureza e a sociedade, organizados e apresentados por meio de projetos.
Os projetos são elaborados com o objetivo de integrar as diversas áreas do currículo através de experiências reais, afetivas e funcionais. Os temas se desenvolvem de acordo com o interesse do grupo e vão sendo enriquecidos com histórias, músicas, dramatizações, pesquisas, trabalhos de artes, brincadeiras e passeios.